O Fórum Pato Branco 2022 dias 3 e 4 de novembro

O Fórum Pato Branco 2022 – Cidadão para o Mundo deste ano, em que o município comemora seus 70 anos, vai discutir sustentabilidade ambiental, a força do esporte na comunidade, o filme “a revolta dos colonos”, os festivais de música e nossos talentos musicais , educação pública, empreendedorismo e literatura em um contexto histórico.
Dias 3 e 4 de novembro de 2022, escritores, cineastas, ambientalistas, professores, economistas, jornalistas, advogados, engenheiros, políticos, músicos, empresários e demais personalidades de sólida formação acadêmica, de notável saber e aqueles com passagem pelos mais elevados cargos do Executivo e Legislativo do País, estarão participando de diversas palestras que fazem parte da comemoração oficial de emancipação de Pato Branco.
Os ex-deputados constituintes
Alceni Guerra, Luiz Carlos Borges da Silveira e Nilso Sguarezi serão agraciados com a mais elevada honraria do Fórum Pato Branco, o título “Cidadão Para o Mundo” pelo honrosa e destacada atuação na defesa de causas sociais e humanitárias na Constituição de 1988. É notória a qualidade política destes parlamentares, forjados nas melhores experiências e valores da nossa cidade. É um caso único de um município com menos de 50 mil eleitores eleger três deputados federais, coisa que foi possível pelo prestigio que tinham junto a eleitores se diversos municípios do Paraná. A mesma homenagem será feita ao Detti Tonial pela carreira profissional de jogador de futebol, expressão da força do esporte de nossa comum idade, coisa que foi seguido mais tarde por Rogério Ceni e Alexandre Pato, entre outros. Em 2021 o Fórum Pato Branco concedeu esta mesma homenagem aos pato-branquenses Cláudio Petrycoski e Flavio Carvalho.
Os debates do 2 Fórum Pato Branco-Cidadão para o mundo serão realizados nos dias 3 e 4 de novembro 2022, no Auditório do Colégio Estadual Agostinho Pereira com a seguinte programação:
Quinta feira, dia 3
14h Abertura solene com autoridades e cidadãos do municípios, seguido com homenagem aos quatro “cidadãos para o mundo”: – Detti Tonial (esportista) e os deputados constituintes (1989) Nilso Sguarezi, Luiz Borges da Silveira e Alceni Guerra.
15h – Painel Esportes
– Convidados e vídeos sobre o esporte na vida dos pato-branquenses e homenagem em memória ao Professor Nestor Ostapiv.
– Detti Tonial, Alexandre Zoche, Olinda Setti, Ecio Verona, Pernambuco, Fernando Barwinski, kalu Chueiri, Irapuã Nogueira, Antônio Carlos Chemin, Olirio “Churrasco” Colla, Adriane Manfredini, Beto Chioqueta, Lauri Ribas Theodoro, Vinicius Rigon, Tarcísio Groth, Jucemara Copetti e Hilário Vizzoto. Homenagem póstuma ao professor Nestor Ostapiv.
Noite – Cultura e Memória Histórica
20h – A educação pública de Pato Branco e seus desafios com chefe do Núcleo Regional de Educação Iara Lucia Tecchio Mezono (NRE SEED/PR.
20h30 – História dos 80 Anos do Colégio Agostinho Pereira
21h- Escritor Luiz Francisco Guil fala sobre o Livro Pato Branco
21h30 – Professora e Historiadora Neri Bochese (histórico processo de criação do município de Pato Branco quando comemora seus 70 de emancipação.
Sexta-Feira, dia 4
9h – Cinema
– Diogo Benoski (UTFPR) fala sobre as vanguardas européias no início do século XX no cinema: Expressionismo, impressionismo e surrealismo
– Silvana Corona (Produção e roteiro)
– Welington Fioruci – Importância do cinema na atualidade
– Lucas Piaceski – Storytalin Cinematográfico
– João Faccio – Por onde começar um roteiro
– Rubens Genaro – Documentário “A Revolta” (www.arevolta.com.br) – Flávio Stankoski – Produção
Tarde – Sustentabilidade e Inovação
– 14h – Vitor Tioqueta (Sebrae), Giles Balbinotti (Sec. De Ciência e Tecnologia de PB) – Gilson Dietzel (Reitor da UFPR) – Kaxa (Sebrae)
Noite – Música
20h – Participações e depoimentos sobre a história musical em Pato Branco:Titi Favetti – movimento das serestas e bandas em pato, Guego Favetti, Jean Emanuel Venâncio (Diretor Dep. de Cultura de Pato Branco), Célia Regina Copetti (Banda Los Cometas), Valdir Duarte (Banda The Players), Verônica Copetti (Canto nos casamentos), Maria Inês Favetti, Rubens Camargo, Margarete Camargo, Claudio Filus (Festivais de Música em Pato), Prof Guido Brod – (Bandas Marciais e Coral Renascer), Breno Bortot (Canto Lírico), Juliane Bassegio (Música Popular), Palito (Festival Estação da Luz), Zé Colibry (Festival Nativista), Rudi Bodanese (Último show do Gonzaguinha), Agostinho Barrinuevo (Programas de rádios, Programa Tio Tonico e Alemão do Posto), Irmãos João Paulo e Pedro (Música regional), Marcelo Marchetti (Música Popular The Voice)
Público-Alvo
O Fórum será destinado para jovens estudantes de ensino médio, curso superior, comerciantes, industriais, trabalhadores, pessoas que fazem parte de entidades voluntárias da comunidade, entre outros. “Esperamos com a iniciativa compartilhar à informação e trocar experiencias como um meio de contribuir para formação de cidadãos bem estruturados e capazes de fazerem boas escolhas diante de uma sociedade que clama por mais saberes e qualidade de vida. Acreditamos que é possível reforçar nossos valores éticos e humanitários a fim de contribuir com a formação de pessoas soberanas em seus direitos e deveres, livres e felizes”, afirmou a Comissão Organizadora do Fórum.
Palestrantes
O evento reunirá diversas personalidades em palestras e demais atividades como Agostinho Barrinuevo (professor e jornalista), Alceni Guerra (ex-ministro da saúde e deputado constituinte), Breno Bortot (tenor), Cláudio Petrycoski (presidente da indústria Atlas), Diogo Benoski (UTFP), Gilson Ditzel, reitor da UTFPR; Giles Balbinotti, secretário de Ciência e Tecnologia de Pato Branco, Iara Lucia Tecchio Mezono (NRE SEED/PR), Juliane Baseggio (intérprete e professora de música), João Faccio (roteirista cinematográfico), Luiz Carlos Borges da Silveira (ex-ministro da saúde e deputado constituinte), Lucas Piaceski (Cineasta e jornalista), Moacir (Titi) Favetti, delegado federal e músico, Mari Ines Favetti(escritora), Margarete Camargo(jornalista)Nilso Romeu Sguarezi, ex-presidente da Assembléia Legislativa do Paraná e deputado constituinte, Kalu Chueire, escultor e esportista, Rubens Camargo, Rubens Genaro (produtor e diretor de cinema), Silvana Corona (Cineasta e roteirista) Vitor Tioqueta (Diretor Geral do Sebrae), Welington Fioruci (prof. Cinema da UFPR), entre outros convidados.
Redes Sociais
O Fórum Pato Branco – Cidadão para o Mundo – está presente também nas redes sociais através @forumpato no Youtube, Facebook e Instagram com o nome Fórum Pato Branco.
Idealizadores
O Fórum Pato Branco – Cidadão para o Mundo – é idealizado por pato-branquenses dos anos 70. O jornalista Ivanir José Bortot, o apresentador de televisão, Cesar Setti, e o fotógrafo Rudi Bodanese.
Apoio
O evento conta com o patrocínio da Atlas Eletrodomésticos, Sebrae e Inplasul e BRDE.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *