Tutti brasiliani em sessão de autógrafo no Largo da Liberdade, em Pato Branco Dos Alpes italianos ao Brasil, fragmentos de memória de 300 anos dos Bortot

Tutti brasiliani em sessão de autógrafo no Largo da Liberdade, em Pato Branco
Dos Alpes italianos ao Brasil, fragmentos de memória de 300 anos dos Bortot

“Tutti brasiliani” (Libretos, 205 páginas), escrito pelo jornalista Ivanir José Bortot, conta a história da família que emigrou do Vêneto para o Brasil ao final do século XIX. Assim como aconteceu com milhares de famílias que, com sacrifícios, destemor e teimosia, ajudaram a criar um modelo econômico de vida no Rio Grande do Sul e no Paraná.
De uma Itália dividida para um Brasil em constantes conflitos, contribuíram com valores civilizatórios. Milhões desbravaram a mata virgem, cavaram rochas em montanhas onde nada existia a não ser a miséria, grilagem e violência, construíram o futuro. Um livro com muitos fatos históricos sobre o processo migratório e pesquisas em Belluno e na Serra Gaúcha sobre o jeito de vida e trabalho dos antepassados italianos. “O que pretendia apenas narrar a saga dos Bortot, família italiana de trezentos anos ou mais, converteu-se em documento histórico de bravura e humanismo”, observa o jornalista Paulo Totti.
O livro foi lançado virtualmente, devido a Covid-19, na Feira do Livro de Porto Alegre, em novembro de 2020. Agora, na sua segunda edição, terá lançamento presencial no dia 11 de dezembro, às 17h, no Largo da Liberdade, em Pato Branco.

Ivanir José Bortot

De Pato Branco/PR, mora em Brasília/DF. Jornalista da área econômica, com passagem pela Gazeta Mercantil e Folha de S. Paulo. Desde 1982 resolveu pesquisar sua origem. Escreveu estes fragmentos de memória sobre a sua família, na Itália e no Brasil, que completa em 2021, 138 anos de imigração.

11 de dezembro, sábado, às 17h
Tutti brasiliani, de Ivanir José Bortot

Livro

O livro pode ser adquirido através do WhatsApp:
Idione Bortot – 46 99929 5333

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *